Você conhece os benefícios da farinha de feijão?

farinha de feijão

Embora ainda seja pouco conhecida, a farinha de feijão tem se popularizado devido a uma série de benefícios. Confira.

O feijão é tradicionalmente um alimento essencial na mesa da maior parte dos brasileiros. Levando em conta todo o seu poder nutritivo, que tem como destaques as fibras alimentares, o ferro e as proteínas, fica fácil entender porque o seu consumo é tão forte aqui e em diversas outras partes do mundo.

Origem do feijão

Considerado uma das leguminosas mais antigas do mundo, o seu uso está completamente interligado à história da humanidade. 

Para se ter uma breve ideia sobre os primeiros vestígios do feijão-comum, basta ressaltar que ele já era cultivado no antigo Egito e na Grécia, onde também era cultuado como símbolo da vida. 

Já em Roma, ele foi mais utilizado em festas gastronômicas e também como forma de abatimento de apostas. Outros documentos e registros também mostram que aproximadamente 1.000 anos a.C o feijão também era cultuado na Suíça. 

De modo geral, uma das principais explicações dos historiadores é de que esse alimento era fundamental no mundo devido às guerras que eram frequentes. Com isso, os combatentes encontraram no feijão a fonte ideal para se fortalecer e preparar o corpo para os dias de conflitos.

Agora que você sabe um pouco sobre a história do feijão, queremos saber: você já ouviu falar na farinha de feijão? Se sim, você conhece os seus benefícios?

Bem, ao navegar pela internet é possível encontrar uma série de conteúdos abordando esse assunto como tema principal. No entanto, o nosso objetivo é passar para você, da forma mais transparente possível, tudo o que sabemos sobre essa especiaria e como você pode aproveitá-la para explorar os seus benefícios.

O que é farinha de feijão?

Como o próprio nome sugere, a farinha de feijão é o resultado de um processamento que consiste em moer o feijão seco, diversas vezes, até ele chegar na aparência e textura de um pó ou farinha. O que pouca gente sabe é que esse processo é exatamente igual ao que gera a farinha de trigo. No entanto, embora muitos alimentos processados sejam considerados vilões para a saúde humana, a farinha de feijão não perde os benefícios da fonte e ainda mantém seu sabor suave.

De modo geral, os feijões mais comuns usados ​​para a produção da farinha de feijão, são: 

  • feijão preto;
  • grão de bico;
  • lentilha;
  • mungo; ou 
  • feijão marinho.

Benefícios da farinha de feijão

Versatilidade

Quando se fala em ingredientes alimentares que além de saborosos facilitam o dia a dia de quem os consome, certamente a farinha de feijão vale a pena ser incluída nessa lista. Afinal, o seu uso é extremamente versátil, o que permite que ela também seja muito útil para o desenvolvimento de novos produtos. Principalmente aqueles que precisam do poder nutritivo de  leguminosas como o feijão.

Toda essa versatilidade fortalece a cadeia produtiva, mas também intervém de forma muito positiva na viabilização de alimentos mais saudáveis.

Excelente opção para quem sofre de intolerância ao glúten

Só quem tem intolerância ao glúten conhece a dificuldade da busca por alimentos e nutrientes que se assemelham aos produtos à base de trigo. Se esse é o seu caso ou de alguém que você conhece, provavelmente a farinha de feijão poderá satisfazê-lo nesse sentido. Principalmente se você precisa seguir uma dieta estritamente livre de trigo.

Caso você não tenha uma ideia de como usá-la, considere inseri-la na produção de alimentos, como:

  • pães;
  • panquecas;
  • roscas; e
  • biscoitos.

Rica em fibras solúveis e insolúveis

Um dos benefícios mais valorizados no feijão é a presença das fibras solúveis e insolúveis. A primeira ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Já a segunda, é bastante eficaz para o estímulo à digestão e nos movimentos intestinais regulares.

Um outro ponto bastante positivo em relação a essas fibras é a sensação de saciedade que elas proporcionam, o que faz muitas pessoas considerarem a farinha de feijão como um alimento que ajuda no processo de emagrecimento.

Aliada dos vegetarianos

Um outro grupo de pessoas que também são agraciadas pelos benefícios da farinha de feijão é o de vegetarianos. Uma vez que eles costumam combinar feijão ou farinha de feijão com algum outro tipo de amido, como o arroz, para obter sua proteína.

Reduz a absorção de carboidratos

A faseolamina, uma das proteínas presentes na farinha de feijão, ajuda a reduzir a absorção de carboidratos. Algumas pesquisas indicam que ela é capaz de inibir boa parte da ação da alfa-amilase, que é a enzima responsável por transformar o amido dos alimentos em glicose.

A Universidade da Califórnia, por exemplo, testou alguns voluntários que fizeram uso da farinha de faseolamina durante 40 dias e notou que eles perderam até 4% do peso total, o que passa a ser, também, outra evidência que associa a farinha de feijão com o emagrecimento.

Previne a diabetes

A farinha de feijão também pode contribuir positivamente para a liberação gradual da glicose, impedindo a produção de quantidades excessivas de insulina e diminuindo consideravelmente o risco dos tecidos apresentarem qualquer resistência ao hormônio.

Formas de uso da farinha de feijão

Está pensando em usar a farinha de feijão na cozinha ou no desenvolvimento de produtos saudáveis que facilitem o dia a dia das pessoas? Veja 5 formas de uso da farinha de feijão:

  1. complemento ou enriquecimento de alimentos como salada de frutas, cereais e iogurte;
  2. aumentar o poder nutritivo das receitas que usam farinha de trigo branca; 
  3. engrossar caldos e sopas; 
  4. receitas veganas;
  5. preparo de alimentos em uma dieta livre de glúten.

Onde encontrar farinha de feijão?

Depois de conhecer os diversos benefícios desse alimento, é compreensível que você esteja se perguntando onde encontrá-lo.

Bem, se você deseja comprar a farinha em pequenas quantidades o suficiente para utilizá-la em receitas , provavelmente irá encontrá-la em lojas de condimentos ou produtos saudáveis e naturais, supermercados, como também em algumas distribuidoras.

Também é possível encontrá-la na internet, mas vale a pena pesquisar sobre a marca e o e-commerce do seu interesse para validar se trata-se de um produto puro e confiável.

Agora que você já conhece os benefícios da farinha de feijão, como usá-la e onde encontrá-la, esperamos que você faça um bom proveito desse alimento que é tão rico e benéfico para todos.

Se este conteúdo te ajudou, não hesite em compartilhá-lo com os seus amigos e colegas a fim de propagar o conhecimento e estimular o interesse por uma vida mais saudável.

Até breve!

Compartilhar:

Mais Postagens